domingo, 2 de março de 2008

Eternidade.


" Ninguém tem amigos do secundário. As pessoas adultas que vemos, têm amigos do trabalho, e alguns da Universidade! "


Sim. Tudo o que vivemos agora talvez não passe de uma perda de tempo.

Aquele a quem chamamos de Melhor Amigo, daqui a uns anos pode não passar de um colega de escola, e pode ser somente a pessoa a quem dizes Olá na rua.

As pessoas a quem terei o privilégio de chamar amigo daqui a uns anos, serão talvez somente aqueles com que me deparei enquanto adulto, aqueles com quem me deparei quando os problemas surgiram, e quando a vida real surgiu.

Ou talvez daqui a uns anos nem sequer tenha amigos, talvez isso seja só coisa de criança.
Ou talvez me case, e passe a ter apenas quem dorme comigo todos os dias e se senta comigo à mesa numa rotina. Talvez daqui a uns anos tudo não passe de uma monotonia, e é disso que tenho medo, é contra isso que sempre tentei lutar, e à medida que compreendo o mundo, à medida que desenvolvo o meu Eu, sinto que essa monotonia está cada vez mais perto, porque o relógio não pára, não dá tréguas, e isso sufoca-me. Saber que não posso fazer nada, saber que tenho somente um tempo.

Não quero que nada mude. Gostava que tudo ficasse assim eternamente, mas a eternidade é somente um conceito filósofo, que se refere no sentido comum ao tempo infinito.

E ambos sabemos que isso não existe. Que nada é para sempre.

E talvez não deva ter medo, talvez quando chegar a altura eu nem repare, talvez aconteça naturalmente.

Mas a verdade é que o tenho, e preciso de ti. Porque mesmo que te vás, sei que serás o único que permanecerá.

Eternamente.

2 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Ora bem, ora bem... por onde vou começar?
Pelos amigos. Vou começar pelos amigos. E vou-te dizer que eles têm importância variável ao longo das nossas vidas. São muito importantes na adolescência. Quandos nos casamos e temos filhos, os amigos ficam um pouco em banho-maria, para depois voltarem em força, mais tarde, quando estamos já mais disponíveis.
Mas os amigos estão sempre lá, a pairar, e são muito importantes para que cresçamos de forma harmoniosa, saudável, apoiada, aconchegada. Sem eles a nossa vida seria incomparavelmente mais pobre. E quanto aos amigos do secundário... até os podes manter desde a pré-primária. Eu mantenho-os. É contigo. Importante, importante é saberes seleccionar os teus amigos para que eles possam acrescentar mais-valias positivas à tua vida. Fiz-me entender?
Quanto à monotonia da nossa vida ela depende essencialmente de nós. Vê o meu exemplo. Eu gosto das minhas rotinas, nem conseguiria viver sem elas, mas por vezes tenho necessidade de romper com elas, tenho necessidade de apimentar a minha vida, de a tornar excitante... vai daí o que faço? Cruzo os braços? Digo "Ai que porcaria de vida a minha???!!! Nem pensar! Mudo é o curso da minha vida. E como já estou a precisar de adrenalina, vou organizar uma descida de raft no rio Tâmega... que dizes? Queres vir?
Beijocas

Ah, e o teu post está um espectáaaculo!!!D)

Anónimo disse...

E bom saber que aprendes comigo, e bom saber que te ensino e que consigo conversar contigo. E bom saber que me entendes, que nao sou o unico com medo, que me vejas como alguem com qem possas conversar sobre tudo...

E bom falar contigo...

Vera Matias de Magalhães. What Else?