domingo, 28 de junho de 2009

Folha de papel

É estranho olhar para esta folha de papel branca e saber que posso fazer dela o que quiser. É impensável, quase irreal, as voltas que aqui posso dar e tudo o que dela pode nascer: basta eu querer. Mas no fim acabo sempre por me perder neste branco infinito, acabo sempre por desprezar as palavras que despertam no calor acolhedor desta folha de papel, e a história fica sempre por aqui – elas nunca me chegam, nunca satisfazem por completo o rumo que, havia um dia, eu sonhava dar a folhas de papel como esta onde agora me encontro perdida. E é ver-me fugir-lhe, não sei como ainda tenho medo de as deixar desenrolarem-se por aqui adiante, não sei como ainda tenho cautela em cada curva, em cada letra. Mas é assim, este branco infinito dá-me medo e prende-me os movimentos e o coração, e por muito que eu tente encontrar-lhe um significado, nada se repete, nada se promete: tudo é fugaz e tudo é breve.
É estranho olhar para esta folha de papel e saber que posso fazer dela o que quiser, e no entanto, por mais profundamente que eu entre e procure neste branco infinito, nada me move, nada reacende o furacão sob qual um dia tive total controlo. Talvez um dia eu possa voltar a descansar, talvez um dia os meus olhos se desliguem do branco infinito desta folha de papel e se voltem para dentro, e talvez aí eu veja que não é assim tão difícil. Como tudo o resto: basta eu querer.

3 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Belíssimo texto, Vera! Parabéns.
Ah! E levo-o comigo...
:):):)

Anabela Magalhães disse...

Sei que hoje é um dia importante para ti. Infelizmente não te vou poder acompanhar nesta estreia como actriz pelas razões que já expliquei à tua mãe.
Desejo que tudo corra bem e que a peça seja um sucesso!
Parece que no mundo do teatro se deseja aos actores que partam uma perna... por isso parte uma perna, Verinha!

Unknown disse...

Epa, já tinha saudades deste blog!
Como vais Verinha?
Parabéns pelo texto! Acontece a todos nós, os que escrevem (por pouco que seja), encararmos uma folha de papel lisa de letras e não sabermos como a perfazer. ;)